Vozativa edição 54 – 21 de junho de 2002
Todos sabemos das características do Sintrasef, que tem uma base (nacional) muito grande e bastante diversificada. Nesta base estão incluídos: todos os servidores ativos e os inativos também ! Nem sempre o Sintrasef pode focar com exatidão as lutas específicas dos funcionários do Datasus, exatamente pelas amplas características da sua base. O SindPD, por outro lado, é bastante específico: é um sindicato de profissionais de processamento de dados.
Nós estamos passando, desde o início do governo FHnistão, por perdas consecutivas de direitos, conquistados a muito custo pelos trabalhadores há décadas. Estamos perdendo direitos e, em conseqüência, estamos perdendo a dignidade. Basta dizer que para voltarmos a ter o poder aquisitivo de antes do governo FHnistão, nosso salário deveria ser dobrado.
O momento é de união. Não podemos nos dar ao luxo de fazermos movimentos soltos, paralelos. Isto apenas enfraquece. Ficarei muito satisfeito quando estivermos fazendo assembléias conjuntas e encaminhando as lutas, também unificadas.
Acredito que as características do Sintrasef e do SindPD sejam complementares, o que deve favorecer em muito o nosso fortalecimento. Vamos nessa, sem sectarismos, enfrentar esta política neoliberal que tanto tenta nos humilhar, mas com unidade e ousadia conseguiremos superar.