Vozativa edição 47 – 16 de abril de 2002
Gostaria de passar para os amigos e colegas, algumas conclusões feitas ao longo deste um ano, escrevendo para o VozAtiva. Principalmente para aqueles que têm vontade de escrever mas têm medo de se expor ou se sentem intimidados.
Não é possível agradar a todos
Não se preocupem em querer agradar, pois não vão conseguir. É assim como no humor, toda piada desagrada a alguém. Não tem jeito. Portanto não se preocupe, escreva, porque outros tantos irão gostar. Lembre-se que muitas idéias ridicularizadas no passado, depois passaram a ser paradigmas e muitas vezes revolucionárias (esta palavra está entrando na moda !).
Navegar é preciso …
Outra dificuldade é a precisão na intenção do que se escreve. Outro dia um colega me disse que o problema é “que a entonação, a emoção etc. não ficam estampadas no texto …”. Está certo, quem define isto é o leitor. E aí ? Pois é, você pode escrever um texto com determinada intenção mas ser interpretado diferentemente por algumas pessoas. Isto já aconteceu comigo diversas vezes e irá acontecer outras tantas. Parafraseando o poeta, lembre-se que navegar é preciso mas escrever idéias, assim como viver, não é preciso.
A verdade
Para quem gosta de notícias, lembre-se que dizer que se está escrevendo a verdade é uma mentira ! Isto é uma herança fundamentalista de mal intencionados. A verdade está sempre na escuridão. Você tem apenas uma lanterna que ilumina o caminho conforme você anda. O resto é conclusão. Muitos fatos observados por pessoas idôneas, até hoje estão sem conclusão definitiva, não se conseguiu chegar ao que realmente aconteceu.Há verdades que estão sendo confrontadas há mais de dois mil anos e que ainda não foram resolvidas.
Uma vez o diretor falou para mim : “mas o VozAtiva afirmou isto e não acho que seja verdade.”. Eu respondi: “Diga a sua verdade que eu publicarei e confrontaremos com o que foi dito anteriormente.”. O compromisso com a verdade confunde-se com o compromisso democrático: escreva sua versão sobre os fatos, que ela será publicada. Este é o grande compromisso do VozAtiva. Este é o compromisso com a verdade. Quantas vezes mudamos nossas opiniões a partir de novas versões sobre fatos antigos ?
O maior compromisso de um veículo de comunicação é dizer as verdades, mesmo que sejam conflitantes. O mesmo fato pode ser interpretado de diversas formas. Lembre-se que melhor que a conclusão definitiva é a polêmica. Mas para haver polêmica há de se ter mais de uma verdade e para isso as pessoas têm que se posicionar. Ainda não chegamos a este nível de maturidade, mas já vemos muitos colegas se expressando, dizendo suas verdades e criando polêmicas. O VozAtiva tem o compromisso de publicar todas as idéias para que o leitor conclua e construa a sua verdade.
Claro que sempre haverá alguns fundamentalistas que não entenderão. Mas estes são casos perdidos, não se preocupe.