Vozativabrasil – 16 de setembro de 2008
Conta a lenda que um lorde inglês apostou com um colega de que seria capaz de pesar a fumaça. E demonstrou com sua inusitada lógica de que seria possível. Pegou um charuto, acendeu e fumou-o inteiramente depositando as cinzas na balança onde o havia pesado previamente. Ao término afirmou que o peso da fumaça era a diferença entre o peso do charuto e as cinzas depositadas na balança.
No início do segundo mandato de FHC, aportou no cais do Datasus o luso-brasileiro Arnaldo Machado que assumiu a diretoria com um séqüito, que nem sempre ficava do seu lado, mas que estava a defender interesses colonizadores semelhantes.
Uma das suas idéias “brilhantes” e “modernizadoras” era transformar o Datasus em uma agência reguladora. Estava na moda. O Datasus não mais desenvolveria sistemas. Prospectaria, homologaria e disponibilizaria para o SUS. Ou encomendaria o desenvolvimento a empresas de Tecnologia da Informação.
Assim nasceu o Projeto Hospub WEB e começou o início da tentativa de extermínio do Hospub, cuja equipe teria que ser desmantelada até que o sistema morresse de inanição.