Curriculum Profissional

Chefe da Assessoria Técnica
de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde
maio/2018 – dezembro/2020
(2 anos)
Projetos realizados
Prontuário Carioca Hospitalar
Coordenação, planejamento e gerenciamento do projeto de desenvolvimento e implantação do Prontuário Carioca Hospitalar (PCH) que é o sistema que apoia a parte assistencial. É o Prontuário Eletrônico do Cidadão, que tem todas as funcionalidades necessárias para ser instalado em todas as Unidades de Emergência, de Retaguarda, Policlínicas e Maternidades.
O PCH tem conceitos avançados, que permite a construção, pelos usuários, dos seus próprios formulários e protocolos médicos. É um sistema inteligente que automatiza vários processos médicos e de enfermagem, evitando erros na execução de protocolos.
É um sistema de última geração utilizando conceitos de banco de dados e estruturação semântica. Economizou, na sua construção, mais de 45 milhões de reais aos cofres públicos
Veja também o Prontuário Carioca em Imagens.
Automação de Laboratórios
Coordenação, planejamento e gerenciamento deste projeto que interliga os equipamentos que realizam exames, em laboratórios de patologia clínica, como SGH HOSPUB e Prontuário Carioca Hospitalar. Reduziu à zero a utilização de papéis, aumentou para 100% a segurança dos resultados de exames e aperfeiçoou os processos de trabalho.
Prontuário PET Carioca
Coordenação, planejamento e gerenciamento do desenvolvimento do prontuário eletrônico para controle de zoonoses realizado pela Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses.
Central Carioca de Laudos
Coordenação, planejamento e gerenciamento do desenvolvimento do sistema, integrado ao Prontuário Carioca, que permite a confecção de laudos de qualquer atividade ligada aos exames de apoio à diagnose e terapia (SADT).Os laudos são exportados automaticamente para o Prontuário Carioca para Dispositivos Móveis.
Sistema de Controle de Almoxarifado e Farmácia da Atenção Básica
Coordenação, planejamento e gerenciamento do sistema CAF-AB que controla todos os insumos de todas as suas unidades da Atenção Básica (AB)subordinadas às Áreas Programáticas do município.
Consegue controlar, em tempo real, todos os recebimentos, total em estoque, movimentações e dispensações. Automatiza o controle dos processos, liberando os profissionais da unidade para trabalhos mais significativos.
Informatização de unidades de saúde
Coordenação, planejamento e gerenciamento deste projeto que visa implantaras soluções de Tecnologia da Informação desenvolvidas pela S/ATI nas unidades de saúde. Relação das unidades.
Suporte e Manutenção do Sistema de Gerenciamento Hospitalar HOSPUB
Coordenação, planejamento e gerenciamento do projeto do SGH HOSPUB, que faz a gestão administrativa de uma unidade de saúde. HOSPUB é um sistema público e gratuito e evolui desde 1995. Está instalado em mais de200 unidades de saúde em todo o Brasil. Tem que ser instalado antes da implantação do Prontuário Carioca Hospitalar.
Desenvolvimento do Prontuário Carioca para Dispositivos Móveis (PCDM)
Coordenação, planejamento e gerenciamento do desenvolvimento deste sistema integrado ao Prontuário Carioca Hospitalar Aplicativo, que criou para o cidadão uma aplicação, do tipo webapp, sem necessidade de instalação. O objetivo operacional do PCDM , é disponibilizar dos resultados de exames, laudos, informações sobre internações, cirurgias, medicamentos receitados etc. O objetivo maior do PCDM é trazer instrumentos de cidadania ao usuário da rede municipal de saúde.
Criação de estrutura de PACS nas nuvens
Coordenação, planejamento e gerenciamento da implantação da estrutura de PACS nas nuvens para armazenamento de imagens radiológicas. As imagens são laudadas por uma equipe de radiologistas da central de laudos, que são disponibilizadas, nas nuvens, para os médicos solicitantes.
Desenvolvimento e implantação do “Sistema Gestor Hospitalar Municipal”
Coordenação, planejamento e gerenciamento do projeto que disponibiliza, através do Sistema Gestor Hospitalar Municipal, em tempo real, informações para o gestor fazer análises para desenvolvimento de políticas para a rede hospitalar. As pesquisas podem ser realizadas em diversas unidades simultaneamente e os resultados são exibidos de forma comparativa. Os resultados destas pesquisas são exibidos através de relatórios e gráficos que podem ser exportados através de arquivos nos padrões PDF ou CSV.
Desenvolvimento do Prontuário da Saúde Mental
Coordenação, planejamento e gerenciamento do desenvolvimento do primeiro prontuário eletrônico desenvolvido exclusivamente para o acompanhamento de pacientes da área de saúde mental no Brasil! Foi criado para ser utilizado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nos hospitais e emergências psiquiátricas em qualquer município do país.
Foi desenvolvido para ser implantado pela filosofia de escalonamento celular, diluindo os custos de implantação e manutenção.
Disponibilização de uma plataforma de Business Intelligence (BI)
Este projeto foi incorporado nas atividades, da Assessoria Técnica da Informação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, de tratamento de informações através de pesquisas das AIHs pagas. É um projeto que já vem sendo desenvolvido pelo Analista de Sistemas do Ministério da Saúde e ex-Auditor do Ministério Público, Eduardo Benoliel.
Trouxemos para o município uma experiência de mais de 15 anos em auditoria do SUS. Ao longo do tempo aumentamos o espectro de garimpagem de dados a partir da incorporação de novas pesquisas em diversos bancos de dados, e não apenas o Banco de Dados de AIH pagas, do Ministério da Saúde. Ao longo deste período de pandemia do Covid-19, disponibilizamos informações comparativas entre município, unidades da federação e países. As escolhas são feitas em tempo real, facilitando todos os tipos de busca. Nosso BI é utilizado por universidades, Tribunais de Contas e Ministérios Públicos. Os Bancos de Dados utilizados pelo nosso BI são:
- Base de Dados dos movimentos de AIH pagas (Ministério da Saúde);
- Base de Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES– Ministério da Saúde);
- Base de Dados de Estimativa Populacional dos municípios brasileiros(IBGE);
- Histórico dos Índices de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA – IBGE);
- European Centre for Disease Prevention and Control;
- O Brasil em dados libertos.
É uma plataforma em permanente atualização e desenvolvimento.
Desenvolvimento de Interoperabilidade do HOSPUB e PCH como o SISREG
Coordenação, planejamento e gerenciamento do projeto que cria a importação dos dados de consultas agendadas do SISREG para o Sistema de HOSPUB e Prontuário Carioca Hospitalar (PCH). As consultas agendadas no SISREG são incluídas nas agendas dos profissionais de saúde e ou nas especialidades médicas (nos casos de consulta de primeira vez). A partir daí são realizadas, no Prontuário Carioca Hospitalar, as evoluções, registro dos CIDs e procedimentos realizados. O faturamento é realizado automaticamente pelo Sistema HOSPUB. Este sistema dispõe de todos os relatórios para gerenciamento e administração das unidades de saúde.

Assessor da Direção Geral e da Diretoria Administrativa
agosto/2012 – maio/2018
(6 anos)
Participação nas discussões e encaminhamentos do Conselho Diretor do Instituto do Coração Edson Saad (ICES).
Criação do IPPMG-TV, um instrumento de comunicação e entretenimento.
Consultoria para as atividades ligadas à Tecnologia da Informação.
Consultoria para organização de processos de trabalho.

Projetos Realizados
Desenvolvimento e Manutenção do HOSPUB
Coordenador de Desenvolvimento e
Implantação do HOSPUB e Visual-HOSPUB
janeiro/1998 – dezembro/1999 (2 anos)
Ambiente: Microinformática
Sistema Operacional: Linux
Implantado em cerca de 260 hospitais.
Quando fui nomeado a equipe era composta de três desenvolvedores. Criei duas gerências subordinadas à minha coordenação. Uma gerência de desenvolvimento e outra de suporte operacional. Organizei todos os processos de trabalho das duas gerências.
Desenvolvi projetos de acertos e melhorias para tentar superar oito anos de falta de investimentos no projeto. A equipe foi ampliada para quinze desenvolvedores e quinze implantadores.
Desenvolvi projetos de modernização do HOSPUB com a criação: do módulo HOSPUB Gestor; do Prontuário Eletrônico; do Visual HOSPUB (com BD livre, em JAVA, PHP, protocolo SOA) totalmente via web.
Como coordenador do HOSPUB articulei junto aos diretores de hospitais, secretários municipais e estaduais de saúde, as demandas de informatização de redes hospitalares e evolução do que se transformou em Solução HOSPUB.
Informatização do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento.
Líder de Projeto
de janeiro/2000 – dezembro/2002 (3 anos)
O trabalho de, desenvolvimento e implantação do sistema Sisprenatal, foi realizado em parceria com a Secretaria Atenção à Saúde da Mulher do Ministério da Saúde.
O Sistema Sisprenatal informatizou o Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) e foi implantado em mais de cinco mil municípios.
Informatização da Captação de Informações para pagamento de PACS/PSF
Analista de Sistemas
janeiro/1998 – dezembro/1999 (2 anos)
Ambiente: microinformática (monousuário).
Municípios informatizados: Todos.
Este sistema era um módulo de apoio para cálculo dos incentivo a serem pagos aos municípios. Estava vinculado ao Programa Saúde da Família e Agentes Comunitários da Saúde.
Informatização do SADT
Líder do Projeto
janeiro/1993 – dezembro/1997 (5 anos)
Projeto de desenvolvimento e implantação do módulo de informatização dos Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT).
Equipe composta de analistas de sistemas, programadores e analistas de O&M, para reorganização dos processos de trabalho e implantação.
Projeto módulo foi desenvolvido, testado e integrado ao HOSPUB.
Unificação do Modelo de Dados do HOSPUB
Analista de Sistemas
janeiro/1995 – agosto/1995 (8 meses)
A minha atuação foi a de fazer um levantamento dos modelos de dados comcada uma das equipes do Projeto HOSPUB (cada módulo tinha uma).
Desenvolvi um modelo unificado para a discussão conjunta das equipes. O modelo foi discutido, criticado e evoluído, para que se pudesse atingir a meta maior de integração de todos os módulos.
Informatização do Programa Nacional de Imunizações
Líder do Projeto
janeiro/1991 – dezembro/1992 (2 anos)
Ambiente: Microinformática (monousuário) através de sistema interoperado.
Foi um dos sistemas pioneiros, utilizando a recém nascida microinformática.
Em um período onde não haviam grandes redes de comunicação, tivemos que usar a criatividade para superar esta dificuldade lançando um dos primeiros sistemas que transmitiam e recebiam dados para disquetes. Dessa forma os Centro de Processamento de Dados estaduais centralizavam os dados enviados pelos municípios e enviavam para o Ministério da Saúde.
Ao longo de muitas décadas o SisPNI, como era denominado, ajudou a administrar e fazer gestão das campanhas de vacinação e as análises realizadas com base nesses dados.

Gerente de Divisão
janeiro/1990 – janeiro/1991 (1 ano)
Atribuições
- Gerenciamento administrativo local;
- Articular demandas e projetos com o IAPAS (Secretaria de Arrecadação, Secretaria de Fiscalização, Secretaria de Engenharia e Administração do Patrimônio);
- Gerenciamento do projetos em andamento junto aos grupos de análise e o pool de programação; e
- Substituto do Gerente de Departamento.
Organograma
- Presidente
- Diretores
- Gerente de Departamento
- Gerente de Divisão
- Gerente de Serviços
Gerente de Serviços
janeiro/1989 – janeiro/1990 (1 ano)
Atribuições
- Gerenciamento administrativo local;
- Gerenciamento de equipe de desenvolvimento e organização & métodos;
- Gerenciamento do projetos em andamento junto aos grupos de análise e o pool de programação;
- Estudos sobre metodologias para desenvolvimento de sistemas;
- Implantação da rede de teleprocessamento do IAPAS.
Gerente de Projetos
janeiro/1987 – dezembro/1988 (2 anos)
Atribuições
Análise, Planejamento e Execução dos quinze projetos de modernização dos sistemas prestadores de serviços para o IAPAS.
Todos os projetos foram concluídos conforme planejados. Foi uma experiência gerencial muito rica pois envolvia estruturas matriciais organizando: o pool de programação, das equipes de analistas e as áreas de atendimento aos clientes.

Analista de Sistemas
janeiro/1986 – dezembro/1986 (1 ano)
Desenvolvimento de aplicações On-Line Real-Time para o Sistema de Gerenciamento de Pessoal e Folha de Pagamento.
Desenvolvimento do sistema de reservas de passagens para os funcionários da Fundação Ruben Berta (Holding do grupo).
Programador Cobol
Janeiro/1985 – dezembro/1985 (1 ano)
Na Varig tive a oportunidade de me desenvolver tecnicamente através da política de desenvolvimento da empresa.
Trabalhei em ambiente IBM (CMS/Virtual Machine), 4341, 4381, Univac e redes próprias de teleprocessamento.
Trabalhei para a área de desenvolvimento de sistemas e prestei alguns serviços para a área de suporte técnico, o que me permitiu entrar em contato com os primeiros desenvolvimentos de soluções on-line em tempo real.

Programador Cobol
janeiro/1982 – dezembro/1984 (3 anos)
Admitido através de concurso para uma vaga em dezembro de 1981.
Ambiente: inicialmente um Burroughs B-1726 e depois Honeywell Bull considerados de médio porte.
Todos os sistemas foram migrados de Burroughs para o Bull.
A equipe era composta por três analistas de sistemas, três programadores, quatro operadores e cerca de dez digitadores.
Os sistemas eram desenvolvidos e colocados em produção tal qual os bureaux de serviços da época. Foi o local onde aprendi a administrar grandes volumes de trabalho.
Participávamos desde o levantamento até a implantação. Também digitávamos e operávamos o B-1726.Os programas eram complexos com cerca de duas a quatro mil linhas cada. Tive sorte de ter encontrado analistas muito criativos, pois tínhamos poucos recursos para grandes processamentos. Aprendi muito em pouco tempo.

Programador Cobol Estagiário
janeiro/1981 – janeiro/1982 (1 ano)
Tive a sorte de ter um gerente bastante obsessivo e adepto da programaçãoestruturada (diagramação Nassi-Schneiderman). Sua organização foifundamental para o desenvolvimento da minha.
Adepto do compartilhamento do conhecimento, dizia que um bom programaera aquele que um principiante lia e entendia. Este pensamento direcionoumuito a minha abordagem para definição de estruturas (lógicas deprogramação, de análise de sistemas, documentações e representações)mais objetivas e mais compreensíveis.
O pool de programação interagia e prestava serviços para as equipes deprojetos compostas de analistas de sistemas. Era composto por cerca de cinquenta programadores e estagiários .
Participei de dois projetos, alterei dezenas de programas do Sistema do Plano de Expansão e desenvolvi os programas do sistema de controle da documentação da programoteca do pool. Considero ter feito um ótimo estágio.